64.3623-1325

Serviços oferecidos
A segurança de sua empresa é o objetivo da nossa equipe

Programas; Laudos; Exames ; Cursos e Treinamentos


Exames:


O ASO (Atestado de Saúde Ocupacional)

É um atestado emitido para cada exame médico ocupacional realizado, com a conclusão de apto ou inapto para a função. Ele é emitido em 2 vias, sendo a primeira arquivada na empresa e a segunda entregue ao trabalhador, mediante recibo na primeira via.


Exame Admissional

É realizado antes do empregado ser contratado pela empresa, para se estabelecer as condições de saúde do funcionário e evitar que futuramente alegue alguma doença pré-existente.

 

Exame Periódico

Trabalhadores não expostos a riscos, com idade entre 18 e 45 anos poderão realizar o periódico a cada 2 anos.

Trabalhadores expostos a riscos, trabalhadores portadores de doenças crônicas e aqueles com idade inferior a 18 anos ou superior a 45 anos, deverão realizar exames periódicos anualmente.

Essa periodicidade poderá ser reduzida, a critério do médico coordenador do PCMSO.


Exame Demissional

Deverá ser realizado até a data da homologação ou data do desligamento definitivo do trabalhador, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de 135 dias (empresa com grau de risco 1 e 2) ou há mais de 90 dias (para empresas com grau de risco 3 e 4).

 

Exame de Mudança de Função

Deverá ser obrigatoriamente realizado antes da data da mudança de função, desde que tal mudança implique em exposição do trabalhador a risco diferente daquela a que estava exposto antes da mudança.

 

Exames Complementares

São os exames solicitados pelo médico coordenador do PCMSO quando o funcionário estiver exposto a agentes agressivos em sua jornada de trabalho, que podem prejudicar sua saúde.

Os exames complementares serão solicitados pelo médico coordenador do PCMSO, sempre que, depois de realizada as avaliações quantitativas dos agentes agressivos do ambiente de trabalho, o limite de tolerância estiver acima do limite permitido em legislação.

Os exames complementares podem ser: audiometria, espirometria, acuidade visual,eletrocardiograma,eletroencefalograma, raio x e laboratoriais.


Exame de Retorno ao Trabalho

Deverá ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia de volta do trabalhador ao trabalho, ausente por período igual ou superior a 30 dias (por motivo de parto ou de doença ou acidente, ocupacional ou não).

OBS: isso não incluí Férias.


Programas:


PCMSO

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é um documento, onde se realizam os controles de saúde dos empregados, bem como o monitoramento de eventuais exposições a riscos ocupacionais, ou seja, controla-se e previne-se o aparecimento de eventuais doenças ocasionadas ou agravadas pelo trabalho.

Além disso, é possível monitorar outras doenças, não relacionadas ao trabalho, mas que podem ocasionar problemas quando não controladas (diabetes, hipertensão, etc).

O PCMSO determinará, ainda, a necessidade da realização de exames médicos e laboratoriais e sua periodicidade, bem como a realização de campanhas de prevenção ou palestras de orientação sobre determinados assuntos.

 

PPRA

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

O médico, para elaboração do PCMSO, não pode dispensar o PPRA, onde são identificados os riscos físicos, químicos ou biológicos os quais podem causar danos à saúde do trabalhador. Na constatação destes agentes é o PPRA que irá apontar para o médico quais destes agentes estão presentes e em que intensidade, assim com possíveis medidas de controle.

Assim, o PPRA auxilia o médico na constatação dos chamados "riscos ocupacionais".


PPP

O Perfil Profissiográfico Previdenciário, é um documento histórico-laboral do trabalhador, apresentado em formulário instituído pelo INSS, contendo informações detalhadas sobre as atividades do trabalhador, exposição a agentes nocivos à saúde, resultados de exames médicos e outras informações de caráter administrativo.

O objetivo é apresentar em um só documento, o resumo de todas as informações relativas à fiscalização do gerenciamento de riscos e existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, além de ser o documento que orienta o processo de reconhecimento de aposentadoria especial.

Laudos

 

LTCAT

O Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho, por determinação expressa da legislação previdenciária, deve ser expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho.

É um documento que retrata as condições do ambiente de trabalho de acordo com as avaliações dos riscos.

 

• Laudo de Insalubridade (quantitativa e qualitativa): NR 15
• Laudo de Periculosidade: NR 15
• Laudos Técnicos de instalações e serviços em eletricidade: NR 10
• Laudos Ergonômicos: NR 17
• Laudos de caldeiras e vasos sob pressão: NR 13


Treinamentos e Cursos:


 CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.


SIPAT
Palestras para todos os temas abordados na SIPAT - Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Objetivando orientar, conscientizar e disseminar conhecimentos e experiências que reduzam ou eliminem os acidentes de trabalho na empresa


Primeiros Socorros
Capacitar o participante a para prestar atendimento pré-hospitalar (APH) incluindo avaliação do paciente, atendimento de trauma, gerenciamento de emergências, utilização de equipamentos de suporte de vida, reanimação cardiopulmonar (RCP), controle de hemorragia, imobilização, uso de desfibrilador (DEA), etc...


Brigada de incêndio
O curso de Formação de Brigada de Incêndio tem como objetivo oferecer capacitação e consequentemente uma segurança através de aulas teóricas e práticas de Primeiros Socorros e Combate a Incêndio, possibilitando ao participante o desenvolvimento técnico exigido em uma brigada eficáz e preparado para eventuais sinistros.

 

Trabalho em altura
Estabelecer os procedimentos necessários para a realização de trabalhos em altura, visando garantir segurança e integridade física dos colaboradores das empresas.

 

Espaço confinado

Visa capacitar os funcionários da empresa para o Trabalho em Espaços Confinados com o objetivo de estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, controle dos riscos existentes.

Protec © 2015 - Desenvolvido por: Oficina Web